domingo, 17 de novembro de 2013

COMENTÁRIOS OFENSIVOS? JÁ VOS ACONTECEU?

Os fóruns, os blogues, as redes sociais e os sites de informação, são plataformas que permitem a milhares de pessoas darem a sua opinião, trocarem ideias e até mesmo surgirem debates.
O problema está, quando existem pessoas que não têm como objetivo criar um debate interessante ou até mesmo partilhar a sua opinião de forma 'saudável'. Uma das coisas que mais facilmente se encontra neste tipo de plataformas, são os comentários sem nexo, ofensivos e sem qualquer interesse. Não quero com isto dizer que não se deva dizer o que não está correto naquilo que se vai comentar, mas sim dizê-lo de uma forma construtiva.
Afinal falamos de sítios que são 'propriedade' de alguém ou de alguma entidade, há que ter bom senso e respeito (coisa rara!).
Atualmente já existe a possibilidade para as pessoas/entidades que possuem a sua página de moderar os comentários que vão surgindo. Mas não será isso 'cortar' a liberdade de opinião dos seus leitores? É uma questão colocada num artigo que o jornal Público 'mandou cá para fora'.
Bom, não sei.
Eu, por exemplo, utilizo a moderação de comentários aqui no blogue para ter uma melhor percepção de quem vai comentando porque pode escapar-me algum comentário e assim é mais fácil de controlar. Mas é claro que publico todos os comentários que me vão sendo feitos.

Hoje em dia é muito fácil qualquer alminha dizer o que quer e bem lhe apetece sem pensar em quem está do outro lado. O problema, a meu ver, está quando essa mesma pessoa não o é capaz de fazer fora da caixinha virtual.

Já vos aconteceu terem comentários ofensivos?

Artigo jornal público, aqui.

19 comentários:

  1. eu já recebi dois comentários ofensivos no meu blog. confesso que no momento me afectaram mas agora é como se não os tivesse recebido. há sempre quem não goste do que fazemos, "faz parte"..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato ! Acho que a maioria das pessoas já recebeu esse tipo de comentários e por vezes pode não ter nada a ver com o que fazemos mas sim por questões pessoas mas como disseste e bem "faz parte..." . :)
      Obrigada pela opinião!!

      Eliminar
  2. Não acho que isso seja cortar a liberdade do utilizador, até porque se pensares bem, cá fora acontece o mesmo. Existem determinados sitios que só determinadas pessoas com aquelas características é que entram. Eu conheço cafés em que o dono não deixa entra lá qualquer pessoa e aquela que arma confusão é logo corrida do estabelecimento.

    Voltando à questão, não me parece que seja cortar a liberdade mas sim gerir a liberdade..
    Cada pessoa diz o que quer e como quer, algumas não pensam que podem estar a ofender... E tu. como responsável pelo espaço só o estás a gerir (como se fosse o estabelecimento) para que os outros users (clientes) se sintam bem e gostem de aqui vir.

    E é esta a minha perspectiva :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Mas eu também tenho essa perspetiva e como uso a moderação é para isso mesmo, gerir, nada mais. Gostei da comparação que fizeste com os estabelecimentos, bem visto. :)
      Obrigada pela opinião Ana. :p

      Eliminar
    2. Sempre às ordens! :3

      Eliminar
  3. até à data nunca recebi comentários ofensivos no meu blog, mas já tive há tempos alguém a comentar as minhas publicações em anónimo que, sem me ofender, me estava sempre a criticar! ora aí está algo que chateia, não é verdade? ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La está! Porquê em anónimo? Não faz qualquer sentido mas pronto. Por ser dessa maneira, é claro que chateia um bocadinho porque quando são críticas construtivas para te ajudar a melhorar certos aspetos, é óbvio que são bem vindos. :)
      Obrigada pela opinião!!

      Eliminar
  4. Nunca recebi nenhum desses comentários, graças a deus. Acho que as pessoas deviam de ter consciência, quando fazem esse tipo de comentários, que nem todos somos fortes ou aguentamos esse tipo de comentários. Há muita gente que se vai abaixo, tal como eu iria, com um simples comentário maldoso. É mesmo pura maldade de quem o faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo um pouco contigo. Quando são críticas construtivas, ajudam-nos mas quando se vê que é pura maldade, não tem qualquer sentido e muita gente sente-se humilhada e acaba por desistir de fazer aquilo que gosta causa disso.
      Obrigada pela opinião. :)

      Eliminar
  5. Desde o momento que "expomos" as nossas opiniões publicamente já sabemos que é muito provável isso acontecer... Já me aconteceu e tenho os comentários moderados pela mesma razão...se sentem na liberdade de comentar o que querem em anónimo eu também estou na liberdade de expor o que eu quero no meu blog.
    Nunca eliminei nenhuma critica, ou nenhuma opinião mais negativa que não fosse ao encontro da minha opinião, mas ofensas acho que ninguém se tem de sujeitar a isso, passam-me ao lado e felizmente há mais quem goste do que não goste :) beijinho*
    http://sosweetsopink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais !! Sabemos perfeitamente que ao escrevermos ou falarmos publicamente que isso nos pode acontecer e cabe a cada um de nós, saber lidar com isso. Mas atenção, há quem não tenha essa capacidade e é aí que os comentários apenas com o objetivo de "deitar a baixo" são prejudiciais.
      Muito orbigada pela opinião Mara, um beijinho. :)

      Eliminar
  6. Apesar de ter um blog e esperar a qualquer momento isso acontecer-me, graças a Deus nunca me aconteceu. Mas quando expomos um pouco da nossa vida nas redes sociais temos de estar à espera que isso aconteça.
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que nunca aconteceu, é bom sinal. :) E sim, estamos sujeitos a isso!
      Obrigada pela opinião, Ana, um beijinho!!

      Eliminar
  7. Concordo plenamente contigo! Também sou como tu, utilizo a moderação de comentários para saber quem comenta e para poder responder :) Claro que aceito sempre criticas contrutivas e olho sempre para elas como uma forma de melhorar o meu trabalho! Mas pessoas que criticam só pq querem ser más, isso resolve-se com "Delete" xD é a minha opinião! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha, adorei a frontalidade!! Mas sim, o "espaço" é teu, geres da maneira que queres, concordo plenamente!!
      Muito obrigada pela opinião. :)

      Eliminar
  8. Já recebi alguns. Uns exclui, outros aceitei. Depende do meu estado de espírito!
    Eu só tenho a moderação de comentários para poder responder aos comentários :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, lá está! Cada um lida da maneira que quer e há que respeitar isso. :)
      Muito obrigada pela opinião, um beijinho !!

      Eliminar
  9. Gostei muito do teu blog, muito diferente!
    Beijinhos * Estou a seguir *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada!!
      Vou já espreitar o teu cantinho, um beijinho. :)

      Eliminar

Muito Obrigada por contribuíres com a tua opinião!
Tento, sempre que possível, responder a todos os comentários.

*

Thank you for your comment!
I try to respond to all comments.